domingo, 10 de julho de 2011

Relato de uma experiência



As crianças de 5 anos da rede municipal de São Sebastião do Paraíso na unidade III do eixo Artes, trabalharam a expressão corporal e sonora. Iniciaram o trabalho respondendo e refletindo sobre diversas questões relacionadas aos animais e sons que estes produzem, ouviram a música Bicharia (Cd Os Saltimbancos, de Chico Buarque de Holanda) cantaram, criaram movimentos com o corpo e construíram um dicionário com o nome dos animais. Criaram histórias sobre os bichos, apreciaram a obra Ciranda dos animais do gravurista e cordelista J.Borges e tiveram a oportunidade de visitar seu site www.lost.art.br/jborges.htm onde conheceram mais sobre o artista e a xilogravura.
Para finalizar, as crianças fizeram uma xilogravura de seu bicho preferido utilizando bandejas de isopor, lápis e palitos. Inventaram animais que não existem misturando formas como na foto Salada de animais. Todo o trabalho foi registrado através de fotos, produções das crianças , falas e anotações do professor.

MÍDIA-EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR:MAPEAMENTO CRÍTICO DOS TRABALHOS REALIZADOS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM FLORIANÓPOLIS

Silvio escolheu três escolas de Florianópolis (uma municipal, uma estadual e uma particular) para aprofundar suas observações. Em todas as três haviam trabalhos sendo realizados com, sobre ou através das diversas mídias, bem como salas de computadores em uso. Durante sua pesquisa, constatou a influência que os meios de comunicação exercem na vida dos alunos, das professoras e da própria escola.
Concluiu que nas escolas há computadores, máquinas fotográficas, jornais, revistas, gibis, acesso a internet e até filmadora em boa parte das escolas, porém não está havendo formação suficiente ou adequada das professoras que promovam ou estimulem o uso crítico e criativo das Tics.Os gestores não levam em conta que muitas professoras atuais não estão atualizadas com  as mídias disponíveis hoje, por outro lado os professores sabem que os alunos são consumidores de um vasto leque de mídias e não se deram conta que podem ser mediadores desses usos.E, muitas das  que vislumbram tal possibilidade parecem não saber como fazê-lo.Desta forma, os aspectos-chave pensados por Bazalgette (1992) orientam a análise do que foi observado.
Agência: não pareceu ser relevante nos trabalhos.
Categoria: foi  utilizada na produção de mídias como filmes e notícias, porém não houve preocupação em refletir a respeito.
Tecnologia: é bastante utilizada para a aquisição de habilidades como: aprender a manusear câmeras, montar apresentações no computador, digitar textos ou pesquisar na internet e não a refletir sobre quais tecnologias usar.
Linguagem: é o aspecto mais trabalhado nas escolas, na produção de rádios, jornais e publicidade.
Audiência: não havia trabalhos que levassem os alunos a se verem enquanto audiências das diversas mídias.
Representação: esta preocupação apareceu em diversas escolas, mas por um viés ideológico.
Se Silvio colocasse de um lado sua pesquisa e de outro a realidade de nossa rede municipal, concluiria que os gestores estão empenhados, realizando cursos que os ajudem a utilizar de maneira eficiente as Tics e que motivam seus professores. Alguns professores utilizam de forma eficiente o computador, enquanto outros necessitam de formação.
De acordo com os aspectos – chave pensados por Bazalgetteos os mais trabalhados são a linguagem, a tecnologia e a representação. Nos Centros Municipais de Educação Infantil e Zona Rural ainda não acontecem um trabalho efetivo.
Agência, categoria e audiência também são aspectos menos abordados. Isso aponta um caminho em construção, que quer ultrapassar o simples uso para chegar a um uso reflexivo e também expressivo.

Tempo de brincar

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/genre.php?genreid=105

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Receita Mousse de morango

Mousse de morango

Ingredientes:
2 caixas de gelatina sabor morango
2 copos de água fervendo
2 copos de suco de laranja (puro)
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro

Modo de fazer:

Bater bem todos os ingredientes no liquidificador. Colocar em forma de buraco previamente molhada e levar para gelar.Ao desenformar, enfeitar com morangos.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Atividade hipertexto

São Sebastião do Paraíso -MG
Departamento de Educação Infantil

Ana Elizabete de Carvalho Pádua
Márcia Volpe
Priscila Duarte Silva Cunha

Atividade 2.6
Atividade:Construção do Blog Projeto Ciranda  da Educação Infantil

  • Resumo

 A proposta da atividade é construir um BLOG para ampliar o espaço de formação ,reflexão, troca de experiência e o diálogo entre os professores sobre o Projeto Ciranda da Educação Infantil, adotado pela rede municipal de São Sebastião do Paraíso para as crianças de 4 e 5 anos .Além disso os professores estarão tendo a oportunidade de utilizar as tecnologias para compartilhar  atividades,ideias e conhecimentos.
  • Palvras chaves
Formação continuada ,Ciranda da Educação Infantil ,Educação Infantil,Criança,Projeto .

  • Nível de Ensino
Professores de Educação Infantil da rede municipal de São Sebastião do Paraíso

  • Componente Curricular
-Metodologia dos eixos:  Linguagem;Matemática  Natureza e Sociedade ,Artes e Movimento.
-Avaliação formativa
- Concepções pedagógicas

  • Disciplina Relacionadas
-Ética
-Brincar
-Meio ambiente
-Formação pessoal e Social

  • Duração das atividades
Durante o ano de 2011 e 2012

  • O que o professor poderá aprender com a atividade
-Compartilhar por meio de uma prática colaborativa experiências e informações construidas coletivamente.
- Refletir sobre sua prática pedagógica, reconhecendo a interferência do substrato éticos, politicos e sociais que, permeiam a atividade pedagógica
           - fazer questionamentos e dialogar com as assessoras pedagógicas, bem como  com os autores do projeto Ciranda.
            -Conviver com o uso das tecnologias a serviço das aprendizagens.

  • Conhecimentos prévios trabalhados pelo assessores com os professores
- O uso e domínio do computador e suas ferramentas para a participação no BLOG -Projeto Ciranda da Educação Infantil
-Concepções e metologia do Projeto Ciranda
·        Estratégias e descrição das atividades
1º passo
Criação do Blog pelas assessoras pedagógicas do Departamento da Educação Infantil de São Sebastião do Paraíso -MG

2º passo
Coletar materiais ( registro reflexivo,fotos ,videos,atividades,depoimentos de pais,professores,alunos,diretores, notícia vinculadas na mídia local e outros)e alimentar o BLOG.

3º passo
Apresentar o BLOG para os professores nas reuniões de módulo II, semanalmente.

4º passo
Durante  o ano ,motivar e alimentar  os professores  para que mantenham o BLOG como uma  referência de pesquisas de boas práticas pedagógicas e de aprendizagens significativas. 

Avaliação
Avaliar a participação e as aprendizagens dos professores durante  a aplicação do projeto Ciranda  na rede Municipal através dos portfólios e registros reflexivos dos mesmos.

domingo, 15 de maio de 2011

Hipertexto

Hipertexto é um texto em formato digital, que nos permite fazer conexões estabelecer diversas ligações entre o que estamos pensando, promovendo um ambiente onde a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento.
O hipertexto é composto por uma estrutura de blocos de textos não-lineares e não sequenciais conectados por links eletrônicos.
Segundo o site www.infoescola.com O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática, pelo sistema “Xanadu”. Até então a idéia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush através do dispositivo “Memex”.
Com o uso do hipertexto, a sala de aula se transformará em um espaço de ensino e aprendizagem colaborativo e que atenderá as diferenças individuais, quanto ao ritmo de trabalho, grau de dificuldade e interesse dos alunos.
O professor será parceiro e colaborador no processo de ensino e aprendizagem do aluno. Este torna-se mais participante em relação ao processo de aquisição de conhecimentos,pelo fato de lhe ser proporcionado elaborar livremente, sob a sua própria responsabilidade, trajetos de seu interesse, acessando, sequenciando, derivando significados novos e acrescentando comentários pessoais às informações que lhe possam ser apresentadas.
Acredito que o hipertexto é um recurso que auxiliará na produção de textos, leitura, desenvolvimento da autonomia, entre outros, porém torna-se necessário que o professor o conheça, saiba como usá-lo e faça um planejamento onde possa avaliar todo o processo, para que aconteça  uma boa situação de aprendizagem.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Mapa conceitual

Quem sou eu como professor e aprendiz ?

   Ser professor hoje é ter ética, comprometimento, criatividade, inovação, conhecer como seu aluno (da Educação Infantil ou do Ensino Fundamental) se desenvolve, respeitar  o ritmo de cada um, planejar suas aulas, procurar proporcionar experiências diversificadas aos alunos.
  Ter consciência que está atuando diretamente no desenvolvimento psicológico e cultural do aluno e que este copia a forma (intuitiva ou racional) de pensar do professor.
   Procuro ser uma profissional que busca estar sempre se atualizando e conhecendo cada criança individualmente.
 

Minhas reflexões

    Vivemos uma nova cultura da aprendizagem, com as tecnologias o acesso ao conhecimento tornou-se mais horizontal e menos seletivo. A escola hoje não é a principal fonte de conhecimento para os alunos e, às vezes, nem mesmo a principal.
     O desenvolvimento recente de novas tecnologias, entre as quais se destacam aquelas que possibilitam a produção de imagens do cérebro em atividade, tem permitido compreender melhor como funciona o cérebro e lançado novas luzes sobre como se dá a aprendizagem.
    A neurociência nos mostra que existem “janelas de oportunidades”, que são períodos em que o cérebro se encontra mais receptivo a estímulos e mais apto a aquisição de determinadas aprendizagens. Aproveitadas essas “janelas de oportunidades” a aprendizagem se dará de forma mais fácil e eficiente.
    Um importante período receptivo encontra-se entre os três e seis anos (Educação Infantil), os estímulos, as oportunidades oferecidas e as experiências vividas pelas crianças, nessa etapa do desenvolvimento, influenciam o processo de aprendizagem.
      O grande desafio para o sistema educacional está investir em formações que capacitem o professor para que saiba aproveitar essas “janelas de oportunidades”, preparar-se para formar alunos dotados de capacidades de aprendizagem, de modos de pensamento que lhes permitam utilizar estrategicamente a informação que recebem para que possam converter essa informação em conhecimento verdadeiro.