Silvio escolheu três escolas de Florianópolis (uma municipal, uma estadual e uma particular) para aprofundar suas observações. Em todas as três haviam trabalhos sendo realizados com, sobre ou através das diversas mídias, bem como salas de computadores em uso. Durante sua pesquisa, constatou a influência que os meios de comunicação exercem na vida dos alunos, das professoras e da própria escola.
Concluiu que nas escolas há computadores, máquinas fotográficas, jornais, revistas, gibis, acesso a internet e até filmadora em boa parte das escolas, porém não está havendo formação suficiente ou adequada das professoras que promovam ou estimulem o uso crítico e criativo das Tics.Os gestores não levam em conta que muitas professoras atuais não estão atualizadas com as mídias disponíveis hoje, por outro lado os professores sabem que os alunos são consumidores de um vasto leque de mídias e não se deram conta que podem ser mediadores desses usos.E, muitas das que vislumbram tal possibilidade parecem não saber como fazê-lo.Desta forma, os aspectos-chave pensados por Bazalgette (1992) orientam a análise do que foi observado.
Agência: não pareceu ser relevante nos trabalhos.
Categoria: foi utilizada na produção de mídias como filmes e notícias, porém não houve preocupação em refletir a respeito.
Tecnologia: é bastante utilizada para a aquisição de habilidades como: aprender a manusear câmeras, montar apresentações no computador, digitar textos ou pesquisar na internet e não a refletir sobre quais tecnologias usar.
Linguagem: é o aspecto mais trabalhado nas escolas, na produção de rádios, jornais e publicidade.
Audiência: não havia trabalhos que levassem os alunos a se verem enquanto audiências das diversas mídias.
Representação: esta preocupação apareceu em diversas escolas, mas por um viés ideológico.
Se Silvio colocasse de um lado sua pesquisa e de outro a realidade de nossa rede municipal, concluiria que os gestores estão empenhados, realizando cursos que os ajudem a utilizar de maneira eficiente as Tics e que motivam seus professores. Alguns professores utilizam de forma eficiente o computador, enquanto outros necessitam de formação.
De acordo com os aspectos – chave pensados por Bazalgetteos os mais trabalhados são a linguagem, a tecnologia e a representação. Nos Centros Municipais de Educação Infantil e Zona Rural ainda não acontecem um trabalho efetivo.
Agência, categoria e audiência também são aspectos menos abordados. Isso aponta um caminho em construção, que quer ultrapassar o simples uso para chegar a um uso reflexivo e também expressivo.
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