Vivemos uma nova cultura da aprendizagem, com as tecnologias o acesso ao conhecimento tornou-se mais horizontal e menos seletivo. A escola hoje não é a principal fonte de conhecimento para os alunos e, às vezes, nem mesmo a principal.
O desenvolvimento recente de novas tecnologias, entre as quais se destacam aquelas que possibilitam a produção de imagens do cérebro em atividade, tem permitido compreender melhor como funciona o cérebro e lançado novas luzes sobre como se dá a aprendizagem.
A neurociência nos mostra que existem “janelas de oportunidades”, que são períodos em que o cérebro se encontra mais receptivo a estímulos e mais apto a aquisição de determinadas aprendizagens. Aproveitadas essas “janelas de oportunidades” a aprendizagem se dará de forma mais fácil e eficiente.
Um importante período receptivo encontra-se entre os três e seis anos (Educação Infantil), os estímulos, as oportunidades oferecidas e as experiências vividas pelas crianças, nessa etapa do desenvolvimento, influenciam o processo de aprendizagem.
O grande desafio para o sistema educacional está investir em formações que capacitem o professor para que saiba aproveitar essas “janelas de oportunidades”, preparar-se para formar alunos dotados de capacidades de aprendizagem, de modos de pensamento que lhes permitam utilizar estrategicamente a informação que recebem para que possam converter essa informação em conhecimento verdadeiro.
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